Veículo pesado é o novo alvo no trânsito de Belo Horizonte

19-11-2010 11:11

por Fábio Rocha

 

Com o trânsito de Belo Horizonte cada dia mais cheio de carros e motos, os veículos de carga pesada estão sendo retirados aos poucos de circulação para diminuir os congestionamentos na capital. O último local a ser proibida a circulação foi a região hospitalar da cidade. Segundo a BHTrans, a medida atinge os caminhões com capacidade maior que 5 toneladas e com comprimento igual ou superior a 6,5 metros. Até fevereiro do ano que vem, a proibição acontece das 7 às 9h e das 17 às 20h. Depois, a mudança passa a valer o dia inteiro.

 

Outros quatro pontos de Belo Horizonte já tinham sido restringidos pela regra, como o hipercentro, Barro Preto, Savassi e as áreas próximas da Assembleia Legislativa. Em entrevista ao jornal “Hoje em Dia”, o taxista José Dutra, que trabalha no hipercentro de Belo Horizonte, discorda das regras. Segundo Dutra, para não perder as entregas, as empresas de transporte vão substituir os veículos pesados pelos menores, o que acarretará em mais transportes nas ruas, aumentando o congestionamento.

 

O jornal “O Tempo” destacou a opinião de Ulisses Martins Cruz, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais, que afirmou que as normas deveriam ter exceções. De acordo com Martins, proibir caminhões de mudança é um exagero, pois alguns condomínios não aceitam o transporte de cargas durante a noite.

 

De acordo com a BHTrans, algumas das principais vias da cidade também sofrerão as mesmas restrições, como as avenidas Raja Gabaglia, Contorno, Afonso Pena, Andradas, Prudente de Morais, Pedro II e Antônio Carlos. As mudanças vão acontecer até fevereiro de 2011.