Falta de segurança para pedestres nas ruas de BH
por Fábio Rocha
Muitos dos acidentes de trânsito são causados por colisão de veículos, outros são provocados por falta de prudência do motorista que atropela pessoas na faixa de pedestres. E quando a faixa está mal sinalizada ou simplesmente inexiste? A vida do pedestre no trânsito fica ainda mais complicada. Este é um problema sério de Belo Horizonte.
Uma reportagem do jornal Hoje em Dia demonstrou que “um dos pontos mais críticos é na rua adjacente ao viaduto da Avenida Francisco Sales, em frente ao Supermercado Extra, em Santa Efigênia, Região Leste”. No local, restou apenas algumas manchas brancas no chão. Ainda segundo a matéria, no cruzamento das ruas São Paulo, Augusto de Lima e Padre Belchior, no Centro, a Prefeitura realizou o recapeamento do asfalto, mas a pintura não foi renovada pela BHTrans, empresa responsável pela manutenção das faixas.
A BHTrans diz que não há verba suficiente para repintar, durante o ano, todas as sinalizações apagadas e que, em 2009, deu prioridade ao Hipercentro de BH por ter maior circulação de pessoas. A empresa informou também, por meio de seu site, que já foram revitalizadas 187 travessias em 33 interseções da Avenida do Contorno, no trecho entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua Sapucaí.
De acordo com a empresa, em setembro iniciaram os serviços de manutenção nos trechos da Rua Paracatu, entre Rua Tupis e Rua Timbiras; Avenida Barbacena, entre Avenida Augusto de Lima e Rua Alvarenga Peixoto; Rua Ouro Preto, entre Avenida Augusto de Lima e Rua Tupis; Rua Juiz de Fora, entre Rua Martim de Carvalho e Rua Rodrigues Caldas; e Rua Araguari, entre Rua Alvarenga Peixoto e Rua Rodrigues Caldas. O comunicado diz ainda que até fevereiro de 2011 serão revitalizadas mais 544 travessias de pedestres, mas que a prioridade continua sendo para a região Central de Belo Horizonte.